Arquivos Pessoais e de Famílias. Património, Memória, e Conhecimento

abertura

Arquivos Pessoais e de Famílias. Património, Memória, e Conhecimento

O Município de Ponte de Lima, a Associação Portuguesa dos Arquivos Históricos Privados e a Fundação Inês de Castro, organizaram no dia 4 de Julho, em Ponte de Lima, um encontro subordinado ao tema “Os Arquivos de Família hoje: o estado da questão”, integrado num ciclo conferências intitulado “Arquivos Pessoais e de Famílias. Património, Memória, e Conhecimento”, que pretendeu debater e refletir sobre variadas questões em torno dos Arquivos Pessoais e de Famílias e de proporcionar a articulação entre os múltiplos atores, nomeadamente, os detentores de arquivos públicos ou privados e os investigadores, independentemente da sua área de investigação.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º. Vítor Mendes e do Presidente da APAHP, Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz e contou com a presença de conceituados docentes e investigadores da Universidade do Porto, da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade do Minho – Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz, Prof. Doutora Maria Engrácia Leandro, Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva, Prof. Doutor José Augusto Sottomayor Pizarro, Prof. Doutora Maria de Lurdes Rosa, Prof. Doutora Helena Osswald, Prof. Doutor António Barros Cardoso, profissionais de informação e proprietários de Arquivos Familiares.

Este ciclo pretende reunir especialistas na área das Ciências Sociais – Arquivística/ Ciência da Informação, História, Genealogia, Sociologia, Antropologia, Direito, entre outras – com o objetivo de abordar os diferentes modelos conceptuais, perspetivas e problemáticas no que se refere à gestão, organização, preservação e difusão dos arquivos pessoais e de família.
A agregação de público de diferentes áreas no sentido de novas abordagens diferenciadas e estudos interdisciplinares pretende despertar para a necessidade de responsabilizar as entidades públicas e privadas para a preservação, valorização e divulgação dos Arquivos Pessoais e de Famílias enquanto fontes de informação detentoras de valor informativo que são imprescindíveis para a construção da Memória e da História Nacionais.

Assunção Júdice
assuncaojudice@gmail.com
No Comments

Post A Comment