30 Oct O arranjamento dos arquivos: Preservação e tratamento de arquivos pessoais e de família
No passado dia 29 de Outubro decorreu, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a 2ª Sessão do Ciclo de Conferências e Debates – Arquivos de Famílias. Património, Memória e Conhecimento, com grande afluência de participantes, cerca de 80 pessoas, e a apresentação de várias comunicações. Abriu a sessão o Presidente da Associação Portuguesa de Arquivos Históricos Privados-APAHP, Dr. Manuel Braga da Cruz e o director do Arquivo e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Dr. José Pedro Paiva. Seguiu-se a conferência inaugural, pelo Dr. Carlos Guardado da Silva, que apresentou, num percurso internacional, o lugar dos arquivos pessoais e a relevância do seu estudo, na Europa, Estados Unidos, Canadá e Brasil, identificou problemáticas, designadamente a identificação e discussão em torno dos arquivos pessoais.
Na 1ª sessão, sobre O Tratamento de arquivos pessoais e de família, foram apresentados vários estudos sobre tratamento de alguns arquivos pessoais: Alfredo Keil; 2º Visconde de Vila Maior; Condes de Azevedo; e sobre os arquivos privados existentes não Arquivo Histórico Municipal, no Arquivo e na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Na 2ª sessão, Olhares sobre os arquivos de família, as Dr.ªs Emília Nóvoa Faria e Luísa Alvim apresentaram arquivo da Casa Boamense e o Arquivo pessoal de Alberto Sampaio, a Dr.ª Ana Isabel Ribeiro fez uma reflexão sobre o seu percurso de investigadora em contexto de arquivos familiares e de arquivos públicos com colecções privadas e o Dr. Abel Rodrigues uma homenagem a Frei Francisco de S. Luís, o Cardeal Saraiva, e à sua acção e influência na área das bibliotecas e arquivos.
Na sessão de encerramento, presidida pelo Presidente da APAHP, pelo director adjunto da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Dr. Maia Amaral, pelo Dr. Saúl Gomes e Dr. Malheiro da Silva, foi feita uma síntese dos trabalhos e apontaram-se novos caminhos para a preservação, tratamento e divulgação dos Arquivos Privados, nomeadamente, pessoais e de família. Esta troca de ideias terminou num Porto de honra, oferecido pelo Hotel Quinta das Lágrimas no Restaurante Loggia, no Museu Machado de Castro.
Os textos das comunicações ficarão disponíveis, em breve, no Site da APAHP.
No Comments