01 Jun Dom Afonso de Bragança, 7º Duque de Lafões
Caros associados
Morreu o nosso amigo e associado Afonso Bragança, depois de doença prolongada. Embora estivéssemos à espera de uma notícia destas, não conseguimos evitar o choque e a tristeza que ela nos provocou.
O Afonso de Braganças foi nosso sócio fundador. Mais: foi em sua casa – precisamente onde se formou a Academia das Ciências – que reuniu a nossa primeira Assembleia. Era um sócio muito empenhado, que pôs o seu valioso Arquivo de Família logo na lista para digitalização, o que veio a acontecer. Acompanhou interessadamente todo o trabalho desenvolvido em sua casa.
Como pessoa, o Afonso era muito querido de todos nós, pela sua afabilidade e simpatia, pelo seu acolhimento, e pela boa companhia com que a todos recebia. Pertencendo a uma das mais ilustres famílias de Portugal, sendo ele próprio portador de um dos mais dignos títulos, era de uma simplicidade grande. Empenhou-se na preservação da casa senhorial que herdou, e gostava de mostrar o que ia recuperando. Foi um exemplo da verdadeira nobreza portuguesa.
A notícia da sua doença deixou-nos apreensivos, receando que não conseguisse vencê-la. Vivíamos com ansiedade a evolução da sua saúde.
Agora que partiu, pedimos a Deus que descanse nos seus braços para sempre, e que nos possamos reencontrar um dia sem fim.
Manuel Braga da Cruz
PS: Será celebrada missa de 7º dia no próximo dia 4, às 20 horas, na Basílica da Estrela, em Lisboa
No Comments